Acesse a edição virtual da Semana da Consciência Negra: https://etec-piedade.wixsite.com/consciencianegra
O Dia da Consciência Negra é celebrado desde 1960 no Brasil. No dia 20 de novembro, e durante todo o mês, as organizações sociais, movimentos civis e grupos corporativos realizam ações em prol à redução das diferenciações étnicas no país e no mundo.
A realização desta Semana, pela Etec de Piedade, teve como origem a seguinte questão: por que o dia 20 de novembro não é feriado em Piedade?* A partir desta, surgem outras, assim como:
Muitas podem ser as respostas para estes questionamentos, porém, todas elas estão vinculadas à necessidade de se tomar consciência histórica, de como se encontram as estruturas sociais e da situação da população negra no Brasil e no mundo.
Diante de tais questões, em 2017, os professores Luciano Nunes, Larissa Larcher, Filipe Toledo e Tiago Domingues elaboraram uma programação específica para este evento, a fim de tratar esta temática. As atividades são pedagógicas, com o objetivo de abordar os problemas que envolvem as questões raciais através de pesquisa, reflexão e produção de algum tipo de material que cumpra a tarefa de oferecer respostas a esses questionamentos.
No ano de 2020, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, foi apresentado um cronograma com atividades online desenvolvidas durante essa semana. Não se trata de uma tomada de consciência apenas numa semana, mas para a vida toda!
*A partir de 2023, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado estadual em SP através da Lei Estadual n.º 17.746 e, a partir de 2024, se tornou feriado nacional com a sanção da Lei Federal n.º 14.759.