Filtro de Daltonismo

Segurança do Trabalho

O Ténico em Segurança do Trabalho é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos laborais com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação, análise e definição de medidas de controle de riscos ocupacionais, de acordo com a legislação brasileira e legislação internacional, quando pertinentes, normas regulamentadoras e princípios de higiene, saúde e segurança do trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual). Planeja ações de respostas a emergências, bem como participa de perícias e fiscalizações. Desenvolve ações empreendedoras e educativas, coleta e organiza informações de saúde e de segurança do trabalho. Avalia, analisa e executa diversos programas e projetos de prevenção em Segurança do Trabalho, dentre eles o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle com a utilização de recursos tecnológicos atuais. Relaciona-se com todos os níveis hierárquicos da empresa nos processos de negociação através de meios de comunicação adequados. Aprova e implementa políticas de procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho na organização.

Eixo Tecnológico: Segurança.

Mercado de trabalho: hospitais, indústrias, comércios, mineradoras, construção civil, empresas públicas, empresas privadas, instituição financeiras, consultoria de serviços.

Quem pode fazer este curso: alunos maiores de 17 anos que possuem Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre do EJA ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA, ou boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas ou certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio através do Enem expedido por órgão competente.