Filtro de Daltonismo

Nossa história

A ideia da construção de uma Escola Técnica Agrícola no município de Piedade vem desde o século passado, quando a cidade estava em plena expansão da cultura de cebola e demais hortaliças. A prefeitura municipal intensificou seu interesse na criação da escola, mas ela deveria ser focada no fortalecimento da agricultura e o desenvolvimento das práticas rurais.

Em 2005, foi solicitado o convênio com o Centro Paula Souza e assinados os termos legais entre a Prefeitura do Município de Piedade, Centro Paula Souza e Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Para em fevereiro de 2006, ser realizado o primeiro Vestibulinho para o primeiro curso: Técnico em Agroindústria, iniciando como Classe Descentralizada da Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba/SP.

As Classes Descentralizadas ou Extensões se caracterizavam como unidades polos e, a partir de 2001, passaram a originar diversas outras Escolas Técnicas.

O município dispunha de um Galpão de Agronegócios, historicamente atrelado à Diretoria de Agricultura e foi o local escolhido para sediar a Classe Descentralizada, as instalações passaram por reformas e adaptações para conseguir atender as necessidades do curso.

Em agosto de 2006, foi nomeada a Coordenadora Local pela Etec Rubens de Faria e Souza a professora Neide Yoshiko Sakata Gutiyama e em 2007 as reformas foram concluídas com laboratórios totalmente equipados para processamento de matéria prima de origem vegetal e animal, mais laboratórios para desidratação com equipamento de capacidade industrial e laboratório de análise química e microbiológica dos alimentos.

Figura 1 – Professora Neide Gutiyama.

Fonte: Arquivo Pessoal.

Em 27 de fevereiro de 2009, por meio do decreto número 54.062, de 26/02/2009, publicado no DOE de 27/02/2009, a Classe Descentralizada se tornou uma Escola Técnica autônoma do Centro Paula Souza, denominada Escola Técnica Estadual de Piedade. A escola crescia vertiginosamente implantando cursos de Ensino Médio e Técnicos. Inicialmente foram abertas oitenta vagas para o Ensino Médio, infelizmente com uma grande dificuldade para compor as duas salas de Ensino Médio, mas conseguiu alcançar essa meta.

Figura 2 – Fachada da unidade.

Fonte: Arquivo institucional.

No ano de 2010 foram lançadas as sementes de dois promissores projetos com envolvimento direto dos alunos: Projeto Empresa Escola Agroindustrial & Packing House e Projeto Restaurante Escola, apoiados incondicionalmente pela Associação de Pais e Mestres da Etec.

No ano de 2012, a Etec de Piedade passa a oferecer o primeiro curso Integrado, alinhando bases científicas às tecnológicas: o Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, destinado a atender uma demanda de jovens interessados nesta nova modalidade de ensino. Essa decisão foi fruto de observações, estudos e diagnósticos realizados no decorrer de 2011, quando foi efetuada a solicitação ao Centro Paula Souza, com posterior aprovação para implantação no primeiro semestre de 2012.

Figura 3 – 1ª Turma de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração

Fonte: Arquivo institucional.

O ano de 2013 foi marcado por vários eventos significativos: o início do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, segundo curso integrado da Etec de Piedade; a incumbência de realizar a gestão de uma Classe Descentralizada, do Plano de Expansão das Etecs, em Pilar do Sul; e o início do planejamento para implantação dos cursos de capacitação pelo Pronatec e Via Rápida.

Em 2014, ocorreu a formatura da primeira turma do ETIM Administração. Os alunos obtiveram premiações em Feiras Tecnológicas e Gastronômicas, que evidenciam a educação de qualidade ofertada por esta Unidade de Ensino. A participação no Enem e nos processos seletivos para ingresso em universidades foi significativa e os resultados positivos.

Figura 4 – Alunos do ETIM na 12ª edição da FEBRACE.

Fonte: Arquivo institucional.

No ano de 2015 as ações da Etec junto à comunidade continuam pujantes, ocorrendo neste ano a formatura da primeira turma da Classe Descentralizada de Pilar do Sul, com trinta e um técnicos concluindo o curso. Iniciam-se, também, projetos voltados ao bem-estar dos estudantes como o Projeto de Apoio Psicossocial, apoiado pela APM da Etec. Forma-se a primeira turma do Técnico em Alimentos Integrado ao Médio, iniciando-se a consolidação deste segundo Técnico Integrado na Escola.

Neste ano, consolida-se como comemoração de grande porte no município, a Festa de Inverno da Etec de Piedade, que outrora ocorria de forma menos complexa e com público restrito aos estudantes e seus familiares. Passa a ser, então, com suas poucas edições realizadas, considerada um grandioso evento no município, movendo uma grande multidão para participar deste familiar, agradável e alegre momento no final do primeiro semestre letivo do ano.

Figuras 5 – Dimensão do público na Festa de Inverno (2016) e apresentação de dança organizada pelos alunos (2019).

Fonte: Arquivo institucional.

Inicia-se, também, em 2015, o terceiro curso técnico integrado, o ETIM de Meio Ambiente, incorporando três eixos tecnológicos distintos e ofertados na Etec de Piedade, sendo eles o de Gestão e Negócios, Produção Alimentícia e, por fim, Meio Ambiente.

Neste interim, um projeto realizado na Etec de Piedade, ganha grande forma no decorrer de sua trajetória, a Gincana Cultural e Esportiva. O evento, que ocorre desde o ano de 2009, teve início com as provas esportivas e lúdicas promovidas pelos docentes. Estas atividades foram criadas para que houvesse a interação das salas do Ensino Médio, sendo realizadas na última semana letiva de cada ano. Atualmente, a Gincana tornou-se cultura estudantil e um instrumento pedagógico da unidade, pois os envolvidos se dedicam na realização de provas de cunho pedagógico e social.

Em 2016, os trabalhos e o espírito de transformação continuam imperando nas ações da Escola. O projeto Biblioteca Ativa chega neste período, trazendo grandes contribuições nas atividades da Biblioteca da Etec, como também se torna uma referência importante no plano pedagógico da unidade, com ações e espaços de discussão como a Prosa Filosófica. Ainda neste ano, estudantes da Classe Descentralizada são selecionados para participarem da 10ª FETEPS, sendo o primeiro projeto da extensão a fazer parte das amostras de projetos da Feira.

Figura 6 – Alunos do Técnico em Administração, da Classe Descentralizada de Pilar do Sul, participam da FETEPS com o projeto “Contabrincando”

Fonte: Arquivo institucional.

Em 2017 ocorreu a formatura de primeira turma de ETIM de Meio Ambiente, sendo uma experiência para todos, na busca pela consolidação deste último técnico integrado chegado à Etec Piedade.

Um grande destaque foi o expressivo número de estudantes concluintes deste ano que adentraram no ensino superior. Dos cento e dez técnicos formados no final de 2017, setenta e cinco iniciaram vidas acadêmicas no Ensino Superior. Destes ingressantes, vinte e seis foram para universidades públicas de todo o país.

Em 2019, iniciou-se nova turma do Técnico em Administração EaD. Foi um ano muito especial, pois a Etec de Piedade completou seu 10º aniversário, desde o decreto de sua criação em 2009. Foi um período de grandes comemorações, com lançamento do logotipo comemorativo “Etec 10”, uniforme comemorativo e eventos diversos durante o ano.

Figura 7 – Comemoração do 10º aniversário da Etec de Piedade.

Fonte: Arquivo institucional.

2020 se inicia com número expressivos, pois, neste ano, foram contabilizados nos vestibulares e no Enem para ingresso no ensino superior aproximadamente 80 aprovações, para faculdades e universidades de todo o país. No universo de 51 jovens da Etec de Piedade que ingressaram, 31% destes acessaram o ensino superior público.

Neste ano, porém, a pandemia da Covid-19 sobrepôs sobre o mundo desafios na ordem de saúde pública nunca vividos por esta geração, havendo diversas adaptações desde o primeiro decreto estadual, impondo a quarentena no Estado de São Paulo a partir do mês de março. O ensino remoto se tornou a forma adotada pela instituição, na condução e no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, frente à educação das Escolas Técnicas.

A Etec de Piedade, neste contexto, também buscou adaptar-se, sendo que outros desafios foram enfrentados na continuidade dos trabalhos educativos, dentre eles a ausência de recursos tecnológicos (acesso e internet, por exemplo) de uma parcela significativa de estudantes da Unidade. Aproximadamente 25% dos alunos não possuíam acesso. Estes, por sua vez, foram atendidos por atividades impressas produzidas pelos docentes e distribuídas pela Secretaria Acadêmica, mediante agendamentos e seguindo protocolos de segurança à saúde de todos os envolvidos. A rotina tornou-se remota, com reuniões de pais, reunião de gestão, reunião de conselho de classe e atribuições de aulas sendo realizados no formato virtual.

Figuras 8 – Realização de Conselho de Classe remoto e transmissões ao vivo durante o período de pandemia.

Fonte: Arquivo institucional.

Com mais de 500 estudantes, a Etec de Piedade continua sua história, buscando o desenvolvimento de educação técnica profissionalizante gratuita e de qualidade, atendendo Piedade e municípios circunvizinhos como Pilar do Sul, Ibiúna, Tapiraí, Votorantim e Sorocaba. Em sua história de quinze anos, já formou mais de mil e quinhentos estudantes, muitos deles inseridos nas universidades do país, e outros já desenvolvendo suas atividades profissionais, muitos dos quais relacionados a sua área de formação técnica, sendo empreendedores ou profissionais de organizações da região e do país.

Outras demais histórias ainda deverão ser vividas para poderem ser contadas e descritas aqui, por isso, pauta-se não com uma conclusão, mas com reticências…